“Vida digital não pode ser interrompida”

Instabilidade ou interrupção de serviços gerados por ciberataques resultam em dano à reputação da marca, perda de vantagem competitiva e vazamento de informações; Veeam aposta em novas soluções de Backup e Recovery Disaster para vencer desafios da nova Era Digital

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Durante o VeeamOn, evento que aconteceu nesta semana em New Orleans (EUA), Peter McKay, Co-CEO & Presidente da companhia usou a frase de Charles Dickens para descrever o atual momento tecnológico global. “It is the best of times. It is the worst of times”. Segundo ele, o quote representa o que temos pela frente: disrupção e inovação. Mas e se as empresas não estiverem preparadas?

 

O resultado pode ser desastroso: interrupção dos negócios, perda de vantagem competitiva, dano à reputação da marca e sobrevivência ameaçada.

 

Um claro exemplo ocorreu na última semana, quando um mega ciberataque de grande proporção do tipo ransomware paralisou os sistemas de comunicação de diversas empresas no mundo todo. Pelo que se sabe, foram 200 mil vítimas em 150 países.

 

Consultas médicas canceladas, Tribunais de Justiça sem operação, fábricas automotivas paradas e um sério risco de usuários terem dados sensíveis vazados.

 

Segundo especialistas, o caos poderia ter sido evitado por meio de uma solução simples: o backup. “Se as suas informações são criptografadas, você restabelece o backup e volta ao trabalho de onde parou. Quanto mais recente for ele, mais rápido você volta a operar”, explica Ratmir Timashev, co-fundador da Veeam.

 

Ao lado de Andrei Baronov, Timashev criou a companhia em 2006, na Suíça. Em dez anos, a empresa acumula mais 242 mil clientes no mundo e teve uma receita de US$ 607 milhões em 2016. A razão para isso está na aposta de um conceito “Always On”, oferecendo soluções que incluem recuperação e restauração rápida de sistemas e proteção de dados.

 

“A vida digital hoje não pode ser interrompida”, disse McKay. Na visão do executivo, sem disponibilidade um negócio não sobrevive hoje.

 

McKay se apoia em uma recente pesquisa divulgada pela companhia a qual revela que 82% das empresas admitem sofrer uma ‘Lacuna de Disponibilidade’ – um espaço entre a demanda dos usuários por acesso ininterrupto a serviços de TI e o que os negócios e a TI realmente podem entregar. Esse vazio pode trazer custos de US$ 21,8 milhões por ano, além de atrasar a inovação e comprometer a vantagem competitiva.

 

“Por conta disso, as empresas estão repensando suas estratégias de TI e modelos de serviço e a disponibilidade é de suma importância”.

 

Backup e Recovery Disaster

 

Diante de um cenário de transformação digital e risco iminente de ataques de ransomware, a Veeam anunciou essa semana uma série de inovações em suas tecnologias. Uma delas é a Veeam Availability Suite v10, plataforma de gerenciamento de dados oferece disponibilidade completa de ponta a ponta para clientes corporativos, suportando variada carga de trabalho (virtual, física ou de nuvem) em qualquer infraestrutura em ambientes de multi-nuvem e híbrida (privada, gerenciada ou SaaS).

 

Também foi anunciada a Veeam Availability for AWS, primeira solução de backup e disponibilidade baseada em nuvem nativa, projetada para proteger e recuperar aplicativos e dados da AWS, ajudando as empresas a mover e gerenciar de forma confiável no ambiente de cloud.

 

A ferramenta minimiza o risco de perder o acesso aos aplicativos e garante a proteção de seus dados AWS contra exclusão acidental, atividade mal-intencionada e interrupções.

 

Além dessas, também foi divulgado a Veeam Agent for Microsoft Windows, tecnologia que é uma extensão da Veeam “Always-On Cloud Availability Platform”. Baseia-se no bem-sucedido Veeam Endpoint Backup, produto baixado mais de um milhão de vezes desde abril de 2015.

 

A solução oferece recursos projetados para garantir disponibilidade para servidores físicos, estações de trabalho e terminais baseados no Windows.

 

* Alexandre Finelli viajou a New Orleans a convite da Veeam

 

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